Como medir desempenho e temperatura da sua placa de vídeo NVIDIA


A medição do desempenho e da temperatura da sua placa de vídeo NVIDIA durante os jogos é de grande importância para que se obtenha a melhor experiência possível. Para isso, há alguns programas que facilitam este trabalho, como veremos a seguir.

Como de costume, o primeiro passo é garantir que os drivers GeForce da sua placa de vídeo estejam atualizados para a última versão. Se você não souber como atualizar os drivers da sua placa de vídeo NVIDIA, confira nosso tutorial.

nvidiadirt

Na parte do desempenho, a maneira mais fácil de se obter as configurações ideais é usando o GeForce Experience. Ele configura automaticante 120 jogos (e a lista está aumentando), de modo que eles fiquem com os ajustes perfeitos para a configuração de seu PC. Além disso, o GeForce Experience também o notifica quando há novas versões dos nossos drivers, e permite baixá-los sem sair da área de trabalho.

Há também outras maneiras de medir o desempenho para achar a configuração ideal. Alguns jogos possuem uma ferramenta de Benchmark interna, que geralmente está dentro do menu “opções”. No caso de DiRT Showdown – que é suportado pelo GeForce Experience, diga-se de passagem – a ferramenta pode ser encontrada no menu “gráficos”.

nvidia bench

Já para jogos que não estejam dentro dos casos mencionados acima, é possível usar ferramentas como o Fraps, que mostra em tempo real – e dentro do jogo – com quantos frames por segundo o game está rodando.

Seja qual fora a maneira usada para medição, geralmente um jogo rodando a 30 frames por segundo é considerado “jogável”, enquanto o ideal é que ele esteja rodando a 60 frames por segundo.

Outra medição importante a se fazer é da temperatura da placa de vídeo. Afinal, uma placa que esquenta muito tem sua longevidade reduzida. Para realizar esta medição, um bom programa é o GPU-Z, que mostra todos os detalhes da placa de vídeo em tempo real, inclusive a temperatura. Abaixo está a interface do programa.

nvidia gpu z

Caso as temperaturas estejam muito altas, vale conferir se o seu PC está num local bem ventilado. A instalação de coolers no gabinete pode resolver problemas mais sérios de circulação de ar. Dependendo do caso, até a troca do gabinete pode ser necessária.